Formas de Ingresso na PMERJ

Hoje, falaremos das formas de ingresso na PMERJ, tais como inclusão, matrícula e nomeação, sem entrarmos de forma detalhada nos aspectos relacionados as carreiras.

Todas as formas de ingresso descritas no parágrafo anterior, ocorrem mediante concurso público para cargos efetivos, ou através de Processo Seletivo Simplificado, quando se tratar de Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde.

A INCLUSÃO, acontece nos casos em que o candidato ao cargo de soldado, após ter sido aprovado em todas as etapas do concurso, tem seu nome publicado no Boletim da PM.

Após público em Bol PM, o candidato torna-se aluno do Curso de Formação de Soldados, momento em que ingressa no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP)

Mesmo sendo aluno, sem que ainda, goze de todas as prerrogativas do cargo, já é classificado como soldado aluno, e após a conclusão do curso de formação com aproveitamento, e a consequente formatura, momento em que ocorre o juramento à Bandeira, torna-se soldado pronto.

A MATRÍCULA, é a forma de incorporação do aluno oficial PM, que após aprovado em concurso público para ingresso na Escola de Oficiais da PMERJ (Academia de Policia Militar Dom João VI), torna-se aluno oficial PM combatente.

O requisito para participar do concurso para ofical combatente da PMERJ, é possuir diploma de bacharel em direito. Graduação exigida, desde quando se deixou de realizar avaliação intelectual através do vestibular da UERJ e passou a organização do certame, para a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Concluído todo o curso na Academia de Policia Militar Dom João VI, em sendo aprovado, o aluno oficial PM combatente é declarado aspirante.

Já a NOMEAÇÃO, é a forma de incorporação do oficial PM especialistas, oriundo do Estágio Probatório de Adaptação de Oficiais (EPAO). Neste caso, exige-se formação superior especifica, uma vez que o candidato disputa a vaga, em sua área de formação.

Concluído o Estágio Probatório de Adaptação de Oficiais, o candidato é nomeado 1º tenente especialista.

Quanto ao Processo Seletivo Simplificado para Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde, detalhamos de forma clara em https://www.vidanacasernapm.com/2023/03/servico-militar-temporario-voluntario.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fim do Triênio

Entendendo o Contracheque do PM e BM do RJ

25% - Segunda Parcela da Recomposição Salarial